47- Trol

A Trol foi uma das mais criativas empresas de brinquedos do Brasil, entre sua linha de produtos estavam os populares “Playmobil” (a Trol foi a primeira empresa a produzir no Brasil os populares bonequinhos originais da alemã Geobra), os Autoramas TCR, entre muitos outros!

Mas em termos de figuras de heróis, nos anos 70 a Trol produziu o conjunto “O Zorro”, com figuras produzidas pela própria Gulliver. De acordo com alguns boatos, nesta época a Gulliver não teria a logística adequada para distribuir seus produtos em todo o Brasil e procurou um parceiro que tivesse uma maior estrutura, oferecendo em troca um produto que já era sucesso: as figuras de Cowboys e Índios. Assim nasceu a parceria Gulliver / Trol com o lançamento do Forte Rin-Tin-Tin e o conjunto “O Zorro.

Um interessante detalhe na figura do Zorro da coleção da Trol é a sua capa. Havia na mesma um orifício no qual deveria ser introduzido um pino localizado nas costas da figura. Dessa forma, a capa se mantinha mais firme, evitando um problema que ocorria com a capa da figura do Zorro da série Super-Heróis Gulliver, que facilmente se deslocava.



O conjunto O Zorro era composto por três edificações, uma cruz para o centro da “praça” do conjunto e figuras de personagens. Essas edificações (casa, igreja e estábulo) eram de madeira com partes plásticas (grades na sacada e varanda da casa). A cruz era de madeira e representava a parte central da vila, e as figuras eram soldados e civis.



Dentre os personagens principais havia Zorro, Zorro a cavalo, Sargento Garcia, Don Diego de La Vega (identidade secreta do Zorro), Don Alejandro (pai de Don Diego) e Bernardo, seu fiel ajudante surdo-mudo. A figura de Don Diego e Don Alejandro na verdade eram a mesma, a diferença de Don Alejandro está na pintura das roupas e nos cabelos grisalhos.

Abaixo a caixa do conjunto:

Agradecimentos a Sidnei Paulo Diana, da Brinquedos Raros pela foto.


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro