35- Mc Donalds

Promocionais McDonald´s

O McDonald´s, a maior rede de fast-food do mundo, chegou ao Brasil em 1979, sendo o primeiro país a ter uma lanchonete da rede na América Latina e o 25º no mundo.
Dentro do cardápio da rede há o lanche infantil “Mclanche Feliz” que trás sempre um brinquedo brinde.
Desde sua criação em 1993, os brindes do Mclanche Feliz no Brasil traziam sempre brinquedos relacionados aos personagens da própria franquia (Palhaço Ronald e Cia.), diferente de vários brindes distribuídos na rede norte americana e outros países, que em muitos casos traziam personagens de filmes e animações de sucesso, de vários segmentos em diferentes linhas promocionais.
Mais recentemente, a rede brasileira adotou essa estratégia, trazendo brinquedos brindes ligados a diversos outros segmentos, como animações, videogames, filmes, séries de TV, etc, trazendo personagens Disney/Píxar (Os Incríveis, Toy Story, Monstros S.A. Procurando Nemo, Vida de Inseto, Carros, etc...), Astroboy, Megaman, Snoopy, Transformers, Barbie, Moranguinho, Power Rangers, Crônicas de Nárnia, Bob Esponja, Tartarugas Ninja entre muitos outros.
Mas ainda faltava uma linha promocional do Mclanche Feliz de Super-Heróis (DC/Marvel), isso mudou em maio de 2007, com a série:
“Liga da Justiça - O Poder de fazer o Bem”



A promoção trouxe oito figuras de personagens DC, baseadas nas animações de sucesso da Warner (design criado por Bruce Timm), Liga da Justiça Sem Limites (Justice League Unlimited) e Batman (The New Batman Adventures).
As figuras são um tipo de “Porta-Cards”, com aproximadamente 20cm de altura, cada figura traz três cards dos personagens DC das respectivas séries acima citadas!

As figuras dessa coleção são:
Superman

Batman
Robin
Flash
Batgirl
Supergirl
Mulher-Gato
Mulher Maravilha
Nessa coleção promocional, além das figuras, há 50 cards dos personagens, os cards formam um jogo similar ao “Super Trunfo” da Grow, trazem uma numeração de níveis de “poder” dos personagens (Força, Velocidade, Habilidades, Saúde, Inteligência e Poderes) de acordo com suas características. As regras do jogo são simples:
-Dois ou mais jogadores podem participar do jogo.
-Dividir as cartas em partes iguais aos jogadores.
-Os jogadores não podem ver as cartas do(s) adversário(s).
-O 1º à jogar escolhe uma categoria (Força, Poder, Velocidade, etc...).
-Simultaneamente, os jogadores escolhem uma de suas cartas, e mostram uns aos outros.
-Aquele que tiver a carta com o valor mais alto, na categoria pré-estabelecida da jogada, vence os adversários. E as cartas são colocadas no monte da vitória.
-O jogador continua até acabarem todas as suas cartas, em seguida o 2º jogador dá início a uma nova rodada, e sucessivamente outros jogadores vão dando continuação em novas rodadas.
-O jogador com maior número de cartas em seu monte da vitória vence o jogo.
Os cards trazem ilustrações de personagens das séries animadas Liga da Justiça Sem Limites (Justice League Unlimited) e Batman (The New Batman Adventures).
Abaixo a lista completa da coleção de cards:



Curiosidade 1- Na série animada o herói Lanterna Verde principal da Liga da Justiça é John Stewart, no entanto o card dessa coleção trás outro herói Lanterna Verde, Kyle Rayner.
Curiosamente Rayner é retratado na ilustração do card com seu primeiro uniforme, bem diferente da versão visual do mesmo criada para a série animada, vejam abaixo:
Da esquerda para à direita John Stewart (o Lanterna Verde oficial da Liga na série animada), Kyle Rayner (com o visual da versão do personagem na série animada, onde o mesmo aparece assim) e o Card da coleção com Kyle Rayner com uma ilustração design da animação do mesmo, mas com o visual de seu primeiro uniforme nos quadrinhos!
Curiosidade 2- As figuras da coleção foram feitas no Vietnã (Made in Vietnam). Foram importadas para o Brasil por Martin-Brower Comércio, Transportes e Serviços Ltda.

A série de animação "O Espetacular Homem-Aranha" (The Spectacular Spider-Man) chegou no McDonald's em junho de 2009, a rede fast-food trouxe figuras do amigo da vizinhança e seus inimigos entre os brindes do McLanche Feliz.

Foram 3 versões do Homem-Aranha tradicional com seu uniforme vermelho e azul, uma com o uniforme negro e os vilões Homem-Areia e Dr. Octopus. Confira abaixo:


Homem-Aranha:




Homem-Aranha com Uniforme Negro:


Doutor Octopus:


Homem-Areia:





Em maio de 2010 chegou à rede McDonalds figuras derivadas da série animada "Batman: Os Bravos e Destemidos" (Batman-The Brave and the Bold), foram distribuídos três figuras e um Batmóvel com visual da série, confira abaixo:

Batman:

A figura traz um mecanismo que movimenta seu braço atirando bat-rangues, esses feitos em papelão:


Coringa:

Lança água da flor em sua lapela, simulando o esguicho de ácido que o vilão faz uso:


Aquaman:
Atira um tipo de bola, simulando como se fosse água, conforme o herói também faz na animação:
Batmóvel:
Com mecanismo similar a versão lançada pela Nestlé no Ovo de Páscoa Surpresa do Batman em 2009, abre ao meio lançando o Batman na Batmoto de dentro do mesmo:


Ainda em 2010, no final de dezembro e início de janeiro de 2011, chegaram dessa vez, figuras dos super-heróis Marvel da rede McDonalds do Brasil, foram quatro personagens:
O Incrível Hulk:
Ele junta os punhos, demonstrando toda a força e energia que o Hulk tem guardada, com o simples mover de um botão nas costas.
O Coisa:
O Herói super poderoso que está sempre pronto para a ação. Agite O Coisa e ouça seus poderosos ruídos de luta.
Homem de Ferro:
Puxe para trás e ao soltar, o invencível Iron Man desliza na sua clássica pose de vôo, graças ao propulsor de alta tecnologia produzido por Tony Stark.
Wolverine:
Elas ficam recolhidas, mas ao acionar uma alavança, Wolverine mostra todo o poder das suas garrras de adamantio, que aparecem em seu braço em direçao ao combate.


Em maio de 2011, uma nova linha de brinquedos derivada da série de desenhos animados "Batman: Os Bravos e Destemidos" (Batman-The Brave and the Bold), mais uma vez foi distribuída na rede McDonalds, exatamente um ano após a distribuição da primeira série. Dessa vez foram três veículos e apenas uma figura, confira abaixo:
Batcóptero:
Sua hélice roda livremente, e ao pressionar um botão atrás da aeronave, o Bat-Escuro frontal com a cara de morcego é lançado adiante:
Coringamóvel/Jokermóvel (Jokermobile):
Empurrando o mesmo ao bater em algum obstáculo o aviso "Boom" aparece como onomatopéia de uma explosão.
Submarino do Pinguim:
Ao empurrar o Pinguim para dentro do submarino, seu projétil guarda-chuva é disparado.

Homem-Borracha (Plastic Man):
Única figura dessa série, girando sua cintura, ou puxando seu pescoço, a figura aumenta e diminui de tamanho.

Lanterna Verde-A série animada
















Logo no 1º dia de janeiro de 2013, já estava disponível na rede fast food McDonalds a linha promocional derivada de Lanterna Verde-A série animada, primeira série em animação feita totalmente em computação gráfica do "Gladiador Esmeralda" e seus companheiros de Tropa.
A promoção derivou da estreia da animação no canal por assiantura Cartoon Network no Brasil, e trouxe quatro figuras com mecanismos de ação, cada uma com tamanho médio de 10 cm de altura, um anel dos Lanternas e uma máscara de Hal Jordan, protagonista principal da série e o mais popular Lanterna Verde da Terra. Entre as figuras, duas versões de Hal Jordan, uma do Lanterna Verde Kilowog (seu principal parceiro na série) e o Lanterna Vermelho Razer, confira nas imagens abaixo:














Liga da Justiça

Em setembro de 2016, a campanha do McLanche Feliz foi focada nos heróis da Liga da Justiça, trazendo figura derivadas dessa vez nas versões dos quadrinhos da linha editorial New 52.
Foram disponibilizadas quatro figuras e dois veículos. Confira abaixo:

Superman
O homem nascido no planeta Krypton, conquistou uma legião de fãs com sua coragem, astúcia e um pouco de romantismo. É possível ver seus olhos acenderem e ouvir sua voz ao acionar o botão.

Batman
Um dos heróis mais queridos do planeta, o homem-morcego aparece na versão brinquedo com seu figurino tradicional e sua capa preta. Ao acionar o botão, o emblema da veste acende e Batman fala.

Lanterna Verde
O super-herói chega ao McDonald’s com seu tradicional traje verde. Ao acionar o botão seu punho acende e ele fala.

Flash

O super-herói mais rápido do mundo, o Flash, chega com tudo nessa nova campanha. Na versão brinquedo ele está claro, em posição de corrida. Seus olhos acendem e ele fala, ao acionar o botão.

Batmóvel
Os fãs vão pirar com o carro mais famoso dos quadrinhos. O batmóvel anda sozinho. Com a fricção, basta puxar para trás e ele sai em disparada com a luz acesa.

Batmoto
Para os que preferem as duas rodas, a moto mais famosa do cinema está disponível na nova campanha de McLanche Feliz. A batmoto tem as funções de acender o para-brisa e dispara após o movimento de fricção.


LEGO Batman

Em janeiro de 2017, com a estreia nos cinemas o combo promocional McLanche Feliz focou no filme LEGO Batman.
Dessa vez não houve figuras, mas brinquedos interativos e acessórios copos e máscaras. O destaque foram duas caixas de metal na forma das figuras com alto relevo, em frente e verso, com as imagens de Batman, Robin, Batgirl e Mulher-Gato nas respectivas versões LEGO é claro:


Batman Unlimited

Em março de 2017, o Homem-Morcego voltou a ser protagonista do combo McLanche Feliz, Dessa vez, com brinquedos derivados dos longa-metragens em animação Batman Unlimited (Batman Sem Limites no Brasil), lançados diretamente em home vídeo nos filmes Batman Sem Limites: Instintos Animais (Batman Unlimited: Animal Instincts-maio de 2015) e Batman Sem Limites: Caos Monstruoso (Batman Unlimited: Monster Mayhem-agosto de 2015) ambos inspirados em uma linha de action-figures criada em parceria com a Mattel.
Mais uma vez foram quatro figuras e dois veículos:

Batman, Modo de Batalha: Para vê-lo chutar, basta apertar o botão em suas costas:
Batman, Lançador de Disco: Para ver como o disco é lançado, basta colocar um disco sobre a mão do boneco, empurrar seu braço para trás e soltar:

Coringa com Martelo: Ao sacudir o boneco, o martelo se mexerá de cima para baixo:

Solomon Grundy: Ao puxar para trás o braço do boneco, a cintura dele virará para trás. Ao soltá-lo, ele voltará à posição inicial com um movimento de golpe:
Moto do Coringa: Para ver o assento ejetar o boneco Coringa, basta apertar o botão que está na parte posterior do brinquedo:

Batmóvel: À medida em que o carro desliza, a broca vai girando:


Justice League Action & DC SuperHero Girls
No mês de maio de 2017, a campanha promocional do McDonalds para seu combo McLanche Feliz foi dupla em personagens da DC, tanto para meninos, como para meninas.


Para os meninos chegaram figuras derivadas da série animada Justice League Action (Liga da Justiça em Ação), trazendo figuras de cinco heróis:

Superman

Batman

Arqueiro Verde
Gavião Negro
Homem-Borracha

Já para as meninas, chegaram pequenas bonecas articuladas das heroínas da série animada DC SuperHero Girls, animação voltada para o público infantil feminino. Também foram cinco personagens:

Mulher-Maravilha
Batgirl
Supergirl
Katana
Bumblebee (Abelha)

Ultima atualizacao dia 11.06.2017



Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro