32- Gulliver (Secret Wars)

Nos anos 80 teve início uma nova onda de figuras com a chegada da série “Comandos em Ação” (Gi-Joe), produzida no Brasil pela fábrica de brinquedos Estrela, em pouco tempo à mesma alcançara um enorme sucesso, mas os fãs de Super-Heróis dos quadrinhos ainda sonhavam com figuras similares articuladas...O início desse sonho foi realizado no ano de 1986, quando a editora Abril lançou a primeira mini-série em quadrinhos no Brasil chamada “Guerras Secretas” (Secret Wars), até aquele momento a mesma trazia o maior crossover (encontro de personagens) Marvel já feito, mas a maior surpresa estava nas contra-capas das revistas dessa mini-série, havia uma imagem não muito reveladora, com uma tarja preta ocultando a maioria das figuras, mas revelando algumas e com o slogan:

“Depois ninguém mais será o mesmo, nem você”

Claro que a tarja preta foi removida nos números seguintes da mini-série, revelando todas figuras da coleção, e essa propaganda (com esse slogan) começava a ser divulgada em todas revistas em quadrinhos Marvel Abril da época...Surgia a coleção de figuras Secret Wars Gulliver!

Embora hoje as figuras articuladas são infinitamente superiores em qualidade, detalhes e articulações, na época não havia nada similar no Brasil, por isso a importância dessa coleção, trata-se da primeira coleção de Super-Heróis articulados em escala de aproximadamente 5”, sem roupas de tecido e pintados lançados no Brasil.

As figuras em si não tinham lá tantas articulações, ao todo eram cinco, duas nas pernas (coxas), duas nos braços (ombros) e uma na cabeça. A pintura também deixava a desejar, principalmente no Homem-Aranha (as teias não eram totalmente pintadas no corpo), as figuras vinham com bases para ajudar a ficarem em pé, mas como não havia nada com que se comparar na época, esses detalhes não faziam a menor diferença.

Abaixo as capas do nº1 ao nº12 da mini-série:

Curiosidade 1: Muitos achavam erroneamente que havia também uma figura em tamanho “grande” do Homem-Aranha, mas tratava-se de uma “montagem da foto” com a figura do herói em primeiro plano na propaganda abaixo.

Curiosidade 2: O primeiro número da mini-série (total de 12 edições) publicado pela editora Abril trazia um álbum de figurinhas, e nesse mesmo nº1 as primeiras figurinhas para o mesmo, as próximas três edições traria as demais figurinhas para completar esse álbum, com alguns personagens Marvel participantes das Guerras Secretas, vejam abaixo a capa do álbum e respectivas figurinhas:

A coleção toda era composta por dez personagens, seis heróis: Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor, Homem-Aranha em duas versões (regular e com o uniforme negro) e Wolverine. E quatro vilões: Dr. Destino, Magneto, Dr. Octopus e Kang, o conquistador!

Capitão América

Homem de Ferro

Demolidor

Homem-Aranha

Homem Aranha com seu “uniforme negro”

Wolverine

Doutor Destino

Magneto

Doutor Octopus

Kang, o conquistador!

Imagens do site Cool Toy Review.

Curiosidade 3: Embora o Demolidor faça parte da coleção de figuras, o mesmo não aparece na história em quadrinhos da mini-série.

Curiosidade 4: Foi na coleção Secret Wars que surgiu a primeira figura produzida do Wolverine. Na época o herói já era o membro mais popular dos X-Men! Mas nem de perto tinha a popularidade dos dias de hoje!

Curiosidade 5: A história “Secret Wars” trás a origem e a primeira aparição do “uniforme negro” do Homem-Aranha nos quadrinhos, o mesmo uniforme (um simbionte alienígena) que mais tarde se tornaria o vilão Venom:

Bases

Havia duas bases de operações, o “Super Castelo do Homem Aranha” e a “Fortaleza do Doutor Destino”, ambos exclusivos da Gulliver feitos no Brasil. Vejam abaixo:

Super Castelo do Homem-Aranha:


Fortaleza do Doutor Destino:

Veículos

Havia também os veículos que eram os chamados Turbo Cycle (espécie de moto triciclo com side car), havia do Capitão América, do Homem Aranha, do Doutor Destino e do Kang.

A embalagem:

Acessórios

Cada figura trazia como acessório um escudo que se abria e continha um desenho do personagem ou cena com o mesmo que em movimento mudava de imagem, tipo um slide, havia vários desses slides disponíveis com as figuras para serem trocados. Parte dos slogans da coleção era os “únicos que têm escudos com mensagens secretas”, por exemplo, havia um com o rosto do Homem Aranha que quando movimentado mudava para o rosto do Peter Parker, essa era a mensagem secreta, revelava sua identidade.

Algumas figuras como do Homem de Ferro, Doutor Destino, Magneto e Kang também tinham uma espécie de arma (pistola laser, o Dr. Destino tinha duas), Demolidor vinha com seu tradicional bastão e o Wolverine com suas garras que na verdade eram tipo braceletes encaixados no pulso da figura. O bom Capitão América ironicamente não tinha seu tradicional escudo, o que vinha era o mesmo dos outros, os heróis tinham escudos redondos em plástico vermelho, enquanto que os dos vilões eram quadrados em plástico prateado ou dourado.

Todas figuras também tinham uma base de apoio para ficarem em pé com mais facilidade, estas exclusivas da coleção brasileira, nem as americanas e nem as européias vinham com este acessório! O logotipo tradicional da Gulliver ficava em baixo dessas bases de apoio!

Abaixo os escudos:

Abaixo a base:

Abaixo um comparativo com as cartelas:

Brasileira:

Americana:

Européia:

Cada figura também trazia uma mini revista em quadrinhos com o respectivo personagem e sua ficha técnica com seus dados. Abaixo a capa e a 1ª página de cada revistinha que acompanhavam algumas das figuras:

Toda coleção foi produzida pela Gulliver sob licença da Mattel (fabricante original), e três personagens lançados na coleção original (em uma segunda série inédita no Brasil) não foram lançados pela Gulliver, eram os (abaixo da esquerda para direita): Barão Zemo, Duende Macabro e Falcão. Curiosamente os três personagens, assim como o Demolidor, também não apareciam na história em quadrinhos!

Imagens do site Cool Toy Review.

Exclusivos da Europa

Houve também três personagens (também não lançados no Brasil) lançados exclusivamente na Europa. Abaixo da esquerda para à direita: Electro, Homem Gelo e Constrictor, os três também não participaram da história em quadrinhos!

Electro
Homem Gelo
Constrictor

No final dos anos oitenta a Gulliver chegou a lançar novas embalagens contendo das chamadas “mensagens secretas” acompanhadas de uma figura da coleção clássica da Gulliver (4ª fase) metalizada, vejam abaixo:

Em 1989 houve um relançamento da coleção, em nova cartela e com novo título, mas não em sua totalidade, Wolverine, Demolidor, Magneto e Kang não foram relançados nessa nova série, com o título de “Super Heróis Gulliver”, o licenciamento já trazia a inscrição "Marvel Entertainment Group INC." e não mais "Marvel Comics Group", refletindo a evolução da Marvel como empresa Multimídia, não mais somente uma editora de quadrinhos! Vejam abaixo:

Também foram lançados Helicópteros dos Super-Heróis nessa nova onda, os helicópteros eram os mesmos da coleção S.O.S. Comandos da Gulliver (série em produção até os dias de hoje), porém decorados de acordo com o personagem Marvel (Homem-Aranha, Dr. Destino e Capitão América)! Além das motos Triciclos (Homem-Aranha, Dr. Destino, Homem de Ferro e Capitão América).Vejam abaixo:


Helicóptero do Homem-Aranha

Helicóptero do Dr. Destino

Helicóptero do Capitão América

Moto Triciclo do Homem-Aranha

Moto Triciclo do Dr. Destino


Curiosidade 7: Quando a coleção Secret Wars saiu de linha de produção, a Gulliver ainda aproveitou os moldes das figuras, misturando partes de diferentes personagens e lançou a coleção “Future Warriors-Guerreiros do Futuro”, usando também os mesmos acessórios (armas e base).

Nessa coleção, os personagens foram criados pela própria Gulliver (talvez para não ter despesas com licenciamentos), abaixo vejam três desses personagens:


Cyberdroid

Dynamo

Nitro

Reparem como o Nitro da coleção "Future Warriors" da Gulliver é bem similar ao Homem de Gelo da Mattel exclusivo da Europa:




Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro