30- Gulliver (comparacoes)

Comparações

Quem acha que as figuras dos Super-Heróis Gulliver, sendo de um mesmo personagem, são exatamente iguais, está enganado. Elas sofreram diversas mudanças no decorrer do tempo, mas muitos não percebem esses detalhes, ou simplesmente generalizam e classificam de acordo com a anatomia como “magrinhos” ou “gordinhos”. Mas colecionadores mais detalhistas conseguem diferenciar as figuras, de acordo com os mínimos detalhes que as caracterizam em cada fase, pois são variações significativas para as mesmas. Para ilustrar melhor esses detalhes, vamos analisar um à um.


Heróis Marvel

Capitão América da 1ª e 2ª fases – A principal diferença dessas figuras está nos braços, na figura da 1ª fase os mesmos eram articulados e removíveis (a única figura deste tipo em toda a coleção) e na figura da 2ª fase os braços eram fixos. Além da 1ª ser feita de plástico rígido e com a base removível, enquanto que a 2ª era feita de vinil e com a base fixa. Outro detalhe é parte branca lisa do antebraço na figura da 1ª fase, essa inexistente na figura da figura da 2ª fase. A posição das figuras também era diferente.


Capitão América da 3ª e 4ª fases – Entre as principais diferenças temos o dedo polegar da mão direita e a diferença de tamanho da mão esquerda, alto relevo das escamas (cota de malha na altura do tórax) e asinhas da máscara de seu uniforme, além da pintura na altura da cintura e atrás do escudo.




Escudos do Capitão América 1ª, 2ª e 3ª fases-No escudo da primeira fase a estrela central possui seis pontas, o da segunda não possui a estrela, já no da 4ª fase a estrela têm cinco pontas. As cores também variam, na primeira fase vermelho, branco e azul, na segunda apenas o vermelho e branco e na quarta vermelho, branco e preto. Embora o 3º seja o mais fiel aos quadrinhos, o primeiro e sem dúvida o mais detalhado.



Homem Aranha da 1ª fase – Podemos encontrar diferenças entre uma mesma figura dentro da mesma fase, no caso do Homem Aranha é a aranha símbolo em suas costas, sendo a mesma pintada ou também esculpida em alto relevo. Outra difereça é o pé esquerdo, enquanto uma ficava levantada a outra ficava junto a base.




Homem Aranha da 1ª e 2ª fases – As poses são bem semelhantes, além da base (removível na figura da 1ª fase), seus dedos são bem diferentes, no da 1ª fase são mais longos e finos.




Homem Aranha da 2ª e 3ª fases – Além das teias esculpidas de seu uniforme serem diferentes, o Homem Aranha da 2ª fase e mais robusto e tem um rosto muito arredondado.




Homem Aranha da 3ª e 4ª fases – Além das teias esculpidas de seu uniforme também serem diferentes, o Homem Aranha da 4ª fase finalmente ganha a marca da aranha símbolo em seu peito.




Falcão da 1ª e 2ª fases – Além da pintura e base (removível na figura da 1ª fase), o uniforme dessas figuras são um pouco diferentes. Reparem bem nas fotos. Mas sem dúvida, a maior diferença está na posição do braço esquerdo, o da 1ª fase reto e o da 2ª para baixo.


Falcão (Asa Vermelha) da 1ª e 2ª fases – A plumagem da figura da 1ª fase é muito mais detalhada, alem de ser feita em plástico rígido e a pintura em dois tons. Já a figura da 2ª fase trazia bem menos detalhes em sua escultura, além de ser feita de vinil e pintada apenas na cor vermelha!




Falcão da 3ª e 4ª fases – Reparem nos detalhes das penas de suas asas, são bem diferentes, além das botas e formato da cabeça. Mas a diferença mais evidente fica por conta de sua corrente com medalhão no pescoço esculpida, o da 3ª fase não possuía, essa foi feita somente na figura da 4ª fase.





Príncipe Submarino (Namor) da 3ª e 4ª fases – Há diferenças nos dedos, asinhas dos tornozelos e na escultura da musculatura das costas, além do formato de sua cabeça. A figura da 3ª fase era feita em vinil de tonalidade rosada, o que determinava a coloração de sua pele, já a figura da 4ª fase era em vinil bege-escuro. Ambas as figuras tinham a base pintada simulando água.




Homem de Ferro da 2ª e 4ª fases – As diferenças estão nos dedos separados na figura da 2ª fase, e juntos na figura da 4ª fase. A cor da pintura de seus olhos e boca também são diferentes, na 2ª fase vermelho e na 4ª fase branco.




Hulk da 3ª e 4ª fases – As diferenças entre as figuras do Incrível Hulk estão na posição e formato dos dedos dos pés junto à base, além da pintura de seus cabelos. O rosto da figura da 4ª fase e muito mais detalhado.





Visão da 3ª e 4ª fases – Sem dúvida nenhuma a escultura de seu rosto é a principal mudança destas figuras. Outro detalhe é o dedo polegar da mão esquerda.



Thor da 2ª e 4ª fases – Há diferenças na quantidade de faixas em suas botas e também da plumagem das asas do capacete. Mas a principal diferença está nos braceletes e no emblema de seus cintos, a figura da 2ª fase não tinha os mesmos, já a figura da 4ª fase os possuía em alto relevo.





Pantera Negra (3ª fase) e Surfista Prateado (4ª fase) – A escultura dessas figuras é praticamente a mesma, só que no caso do Surfista Prateado além da base modificada (em forma de prancha), ele não possui os detalhes das luvas e botas, nem as orelhas da máscara do Pantera Negra.



Duende Verde 3ª e 4ª fases – As escamas em alto relevo de seu uniforme são a grande diferença entre essas figuras, mas outros detalhes importantíssimos são a fivela de seu cinto e o feixe da bolsa.





Heróis DC

Batman da 1ª fase Podemos encontrar diferenças no pino de encaixe do pé na base, um do lado direito e outro do lado esquerdo, além do símbolo do morcego no peito apenas pintado ou esculpido em alto relevo.





Batman da 1ª fase e fase Intermediária – Apesar das posições serem parecidas (com os braços mais caídos para ajuste da capa), a figura passou por grandes mudanças que seriam implantadas nas figuras da 2ª fase, como os dedos já não tão finos e base fixa. No entanto a figura intermediária não chegou a ser produzida em linha.




Batman da 2ª e 4ª fases – Além da pintura dos olhos (2ª fase vermelho e 4ª fase branco), os seus dedos e as barbatanas das luvas são bem diferentes. As orelhas de morcego da máscara também aumentaram de tamanho na figura da 4ª fase.




Batgirl da 2ª e 4ª fases –Também além da pintura dos olhos (2ª fase vermelho e 4ª fase branco), mãos e luvas, máscara e face, o cinto de utilidades, botas, uniforme (o da 2ª fase era inteiriço, e o da 4ª fase não) e anatomia geral sofreram grandes modificações.





Robin da 1ª fase – A diferença está na pintura, mas no caso, não por serem feitas de modo terceirizado. Existe o Robin na versão em que pintura de seu uniforme está invertida, neste havia o cinto de utilidades pintado. Já a outra versão com as cores pintadas de forma correta do personagem não havia o cinto de utilidades.




Robin da 1ª e 2ª fases – São muito parecidos, além da diferença dos dedos, a versão da 1ª fase não possui o “R” de seu uniforme em alto relevo, esse era apenas pintado, já na 2ª fase o mesmo vinha em alto relevo na escultura da figura.




Robin da 3ª e 4ª fases –A figura da 3ª fase tem os dedos das mãos grandes e separados e uma cabeça pequena, já o da 4ª fase dedos das mãos menores e juntos, e a cabeça grande até um pouco desproporcional ao corpo. A altura de ambos é menor que os das figuras da 1ª e 2ª fases.




Super Homem da 2ª e 4ª fases – Suas posições simulando vôo apesar de parecidas são diferentes, a figura da 2ª fase é inclinada um pouco mais para direita, já o da 4ª para esquerda. Nas figuras da 2ª fase poderiam ocorrer erros na pintura do seu símbolo invertendo as cores, erro pouco comum na 4ª fase. A tonalidade da cor azul do uniforme da figura da 2ª fase era mais escura, já na figura da 4ª fase foi adotada uma tonalidade de azul mais claro. Há uma diferença significativa também na escultura do rosto entre as duas figuras, e um espaço entre as pernas da figura da 2ª fase inexistente na figura da 4ª fase.






Capitão Marvel (Shazam) da 2ª e 4ª fases – Há uma diferença no tamanho, sendo a primeira figura (2ª fase) um pouco maior, e nos detalhes de seu “cinto”. Mas sua principal diferença está na “corda” que prende sua capa esculpida no pescoço, a figura da 2ª fase não possuía, já o da 4ª fase sim. Há uma diferença significativa também na escultura do rosto entre as duas figuras.




Aquaman da 3ª e 4ª fases – Há diferenças na escultura das mãos, face e nas escamas em alto relevo de seu uniforme, bem mais evidentes na figura da 4ª fase. Mas a grande diferença está no cinto, na figura da 4ª fase o mesmo tinha seu símbolo da letra “A” na fivela, já na figura anterior (2ª fase) era uma fivela comum.






Gavião Negro 3ª e 4ª fases – Suas asas e máscara foram totalmente remodeladas, uma bem diferente da outra. Mas a principal diferença e o símbolo do Gavião esculpido na fivela do cinturão em seu peito.




Mulher Maravilha da 3ª e 4ª fases – Houve mudanças na escultura da face bem significativas, mas a grande modificação fica por conta mesmo de seus uniformes e do laço mágico. Reparem as formas e tamanho.






Coringa da 3ª e 4ª fases – Podemos observar diferenças nos botões inferiores de sua camisa (somente a figura da 4ª fase os possui), e também diferenças na bengala e nos detalhes dos sapatos.






Pingüim da 3ª e 4ª fases – As principais diferenças entre essas figuras estão nos detalhes de seus rostos, sendo a figura da 4ª fase muito mais detalhada, além de não ter a pintura em seu monóculo do olho direito. Há diferenças na pintura em geral devido à terceirização do trabalho de pintura.




Outros
Capitão Marvel (Gulliver e Pepsi) - Abaixo um comparativo da figura do Capitão Marvel (Shazam) feito pela Gulliver (figura maior), com a figura que seria da promoção que foi cancelada da Pepsi (maiores detalhes sobre a figura promocional veja 4ª Fase).



Mulher Maravilha (Gulliver e Pepsi) - Abaixo um comparativo da figura da Mulher Maravilha feito pela Gulliver, com a figura que seria da promoção que foi cancelada da Pepsi. Diferentes das figuras do Shazan, estas tinham tamanhos aproximados.




Thor do Brasil e ArgentinaA diferença está na espessura da base e no material usado em suas confecção e acabamento. A figura do Brasil e muito superior à figura produzida na Argentina.


Fantasma 1ª e 2ª fases - Além da base removível (1ª fase) e posição dos pés, reparem que a cor do cinturão e botas são diferentes, na figura da 1ª fase pretas e na 2ª fase azuis.




Tarzan Figura também feita em duas versões, um com punhal e base removível, e outro sem o punhal e base, simulando estar pendurado em um cipó.



Figuras de Portugal e do Brasil
Algumas esculturas de figuras da Marvel produzidas para Portugal apresentavam diferenças e podemos notar que existe uma mistura de formas das figuras usadas nas fases anteriores do Brasil.

Surfista Prateado - Notem a diferença dos dedos dos pés esculpidos na figura abaixo à esquerda (Portugal) e à direita a figura sem dedos nos pés (o correto de acordo com o personagem) na figura do Brasil:

































Thor - Podemos notar abaixo que na figura do Poderoso Thor de Portugal (esq.) não havia os braceletes, já a figura do Brasil da quarta fase tinha os braceletes esculpidos nos pulsos:



Príncipe Submarino (Namor) - Reparem abaixo que além da diferença mais óbvia da pintura do Príncipe Submarino de Portugal (esq.), sua escultura é mais lisa (muito similar com o Namor da 2ª fase) e há uma diferença no tamanho das suas "asinhas" nos tornozelos, bem menores do que na figura do Brasil (dir.), mas a principal diferença esta na forma de suas orelhas, arredondadas nas de Portugal e pontudas nas do Brasil. Vejam abaixo:






Homem Aranha -A figura do Homem-Aranha de Portugal (versão regular igual lançada no Brasil) trás características encontradas nas figuras do Homem-Aranha da 3ª e 4ª fases do Brasil. Reparem nas imagens abaixo que fisicamente a versão de Portugal trás o modelo do uniforme da 4ª fase do Brasil, mas em seu peito não há marca da Aranha que e uma característica da figura da 3ª fase do Brasil. Abaixo, da esquerda para à direita, as figuras 3ª Fase (Brasil), 4ª Fase (Brasil) e Portugal:







Batmóvel
Batman (Batmóvel) A figura da 1ª versão e totalmente diferente das outras demais, inclusive a posição de seus braços. Já as outras duas versões só mudam as cores de preto da 2ª versão para o cinza da 3ª versão.





Robin (Batmóvel) Assim com na 1ª figura do Batman, há grandes mudanças em suas fisionomias e anatomia geral, o uniforme é totalmente diferente da 1ª para a 2ª figura, inclusive nas cores.



Batmóvel 1ª versão: Podemos encontrar diferencas nas grades na parte frontal (radiador), faróis, lanternas, na imitação da chama no escape da turbina, adesivos, rodas e pára-brisas.










Batmóvel 2ª e 4ª fases: Além das figuras novas na 4ª fase, podemos notar diferenças nos adesivos, na cor dos pára-brisas e faróis , e nas descrições dos pneus. Vejam abaixo:




BM & T 10.55 – 15 GOOD YEAR (2ª fase) BM & T GULLIVER GOODYEAR (4ª fase)




Figuras Batman e Robin (sentadas) 2, 3 e 4 fases.

As figuras do Batman e Robin usadas nos veículos foram remodeladas da 2ª para a 3ª fase, e posteriormente da 3ª para a 4ª fase.
Na segunda fase, tinham como características os olhos pintados de vermelhos e as figuras feitas com o vinil na cor escura, já não mais vistos nas fases seguintes.
Na terceira fase a princípio ficaram menores e foram usadas no Batmóvel e Batlancha, mas como a abertura de suas pernas era estreita e não encaixavam no banco das motos foram novamente remodeladas para a 4ª fase.
No Batman da 3ª fase podemos notar ainda o símbolo do morcego no peito da 2ª fase, mas já com a cor que seria usada na 4ª fase da coleção. Na 4ª fase o Batman vinha com os olhos brancos, traje na cor cinza claro e sunga preta. As orelhas da máscara eram também bem diferentes, o mesmo foi totalmente remodelado.

Agradecimentos ao colecionador Sérgio do Rio de Janeiro pela foto.
 
No Robin da 3ª fase, o símbolo no peito era pintado em preto com a letra “R” em amarelo e olhos brancos. Depois apenas foi ampliado o tamanho, mantendo a mesma escultura.

Agradecimentos a Robson Bento por foto de sua coleção.


Figuras Gulliver x Mexican Figures
No México foram produzidas e lançadas diversas figuras muito parecidas com as da linha Marvel da coleção Super-Heróis Gulliver. A empresa Louis Marx and Company ou mais popularmente conhecida como Marx Toys foi durante muito tempo a maior fábrica de brinquedos dos EUA. A empresa funcionou de 1019 a 1978. Em 1978, quando encerrou suas atividades, boa parte de seu acervo de moldes de produção foi vendido em leilões, e reza uma lenda que no meio desse acervo havia os moldes de uma nova coleção de figuras de Super-Heróis que a Marx planejava lançar, porém ainda não haviam sido produzidos por questões de licenciamentos. Esses moldes teriam sido arrematados parte pela Gulliver e parte pela empresa norte-americana Tim Mee, e dessa forma ambas as empresas produziram as figuras licenciadas, baseadas nos moldes originais criados pela Marx, mas nunca produzidos pela mesma. Infelizmente não há confirmação oficial desses dados, mas a data de fechamento da Marx coincide com o mesmo ano do lançamento das figuras Super-Heróis Gulliver em sua 2ª fase no Brasil.
As figuras lançadas no México seriam cópias das figuras produzidas pela Tim Mee nos EUA.
Depoimentos de colecionadores e descrições das figuras mexicanas em sites de leilões como o E-bay, descrevem as mesmas como "Mexican Marx Bootlegs", as figuras chamadas de "Bootlegs" nada mais são que cópias ou produções de figuras não autorizadas com os devidos licenciamentos, são figuras não oficiais que podem em alguns casos caracterizar pirataria, quando são cópias outras figuras originais de marcas produzidas, em outros casos não quando no país de origem na época de seu lançamento não havia representação oficial da marca para licenciamentos, nem interesse dos responsáveis em investir nessa representação.
O fato do nome Marx Toys (uma das maiores empresas fabricantes de brinquedos da história, em especial de dezenas de linhas de figuras estáticas, essas chamadas nos EUA de Toy Soldiers), estar várias vezes vinculado a essas figuras, levanta e fortalece a hipótese de alguns moldes originais das figuras Super-Heróis Gulliver terem sido mesmo criados pela Marx Toys e adquiridos e lançados oficialmente pela Gulliver e pela Tim Mee, e das peças mexicanas serem cópias das figuras criadas pela Tim Mee. O único fato concreto que sabemos, é que só no Brasil e em Portugal as figuras foram produzidas e comercializadas de forma licenciada pela Marvel através da Gulliver, e nos EUA pela Tim Mee.
O que é inegável também é a qualidade superior das figuras Gulliver em sua escultura e detalhes, conforme se confere nas comparações vistas nas fotos abaixo, as figuras Gulliver se apresentam em escala de tamanho um pouco maior, com uma base de sustentação das figuras de forma inteiriça no formato geométrico ovalado.
Já as figuras mexicanas se apresentam em escala de tamanho um pouco menor, com diversas diferenças na escultura e estrutura das peças, essas feitas de forma mais simples e grosseira. Nas figuras originas da Tim Mee, junto com as figuras havia um gancho com um barbante amarrado para que as figuras pudessem escorregar através de um orifício em uma de suas mãos. A base menor nos pés também tinha um objetivo, junto com as mesmas nas embalagens vinha um tipo de “transportador” que encaixa atrás da base (ver imagem do Thor) para lançar as figuras.

 
Veja as imagens abaixo:
Figuras originais na embalagem da Tim Mee e as cópias mexicanas:



-Thor: À direita a figura Bootleg do México e à direita a peça original da Gulliver:







-Capitão América: À esquerda a figura Bootleg do México e à direita a peça original da Gulliver:

-Duende Verde: À esquerda a figura Bootleg do México e à direita a peça original da Gulliver:

-Homem Aranha: À esquerda a figura Gulliver e à direita o Bootleg do México:

-Hulk: À esquerda a figura Gulliver e à direita o Bootleg do México:

-Homem de Ferro: À esquerda a figura Gulliver e à direita o Bootleg do México:

-Namor: À esquerda a figura Gulliver e à direita o Bootleg do México:

-Falcão: À esquerda a figura Gulliver e à direita o Bootleg do México:

-Capitão América com Dr. Destino: À direita a figura Gulliver e à esquerda o Bootleg, personagens inexistentes na coleção da Gulliver:
 
-Repare as semelhanças na estrutura da figura do Tocha Humana (personagens inexistentes na coleção da Gulliver) comparado com a do Surfista Prateado da Gulliver:


-Repare as semelhanças na estrutura da figura do Caveira Vermelha (personagens inexistentes na coleção da Gulliver) comparado com a do Homem de Ferro da Gulliver:

-Repare as semelhanças na estrutura da figura do Doutor Octopus (personagens inexistentes na coleção da Gulliver) comparado com a do Falcão da Gulliver:

Agradecimentos a Carlos Vockett por fotos de sua coleção e informações extras.

Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro