17- Ebal e Shell



Hqs Marvel Postos Shell – As primeiras aparições dos Heróis Marvel nos quadrinhos no Brasil!


O “Clube Marvel Super Heróis” chegou em 1967, pela TV Bandeirantes (São Paulo), TV Globo (Guanabara-RJ), TV Gaúcha (Porto Alegre) e TV Jornal do Comércio (Recife), sob o título de “Super-Heróis Shell”, pois eram patrocinados pelos postos de gasolina!

No programa eram exibidos os primeiros desenhos animados da Marvel no Brasil (ou os “desenhos desanimados” como são carinhosamente relembrados hoje devido uma animação simples e limitada).
Os desenhos animados eram:

Capitão América


Homem de Ferro


O Incrível Hulk


Namor, o Príncipe Submarino


O Poderoso Thor


O grande sucesso da Marvel no Brasil à partir dessa época se deve à grande campanha de marketing coordenado que os desenhos receberam, vejam abaixo:



A Ebal (Editora Brasil-América) adquiriu os direitos dos personagens Marvel e fez uma parceria com os Postos Shell, lançando edições especiais (números zero) de três revistas: "Capitão Z" com Homem de Ferro & Capitão América, "Superxis" (que depois passou a ser chamada de Super X) com Príncipe Submarino (Namor) & O Incrível Hulk e "Álbum Gigante" com o Poderoso Thor, essas revistas eram distribuídas exclusivamente nos Postos Shell. Só foi feita apenas uma tiragem no mês de julho de 1967, e tiveram sua continuidade nas bancas nos meses seguintes, vejam abaixo:

Capitão Z - números 0 e 1



Superxis - números 0 e 1



Álbum Gigante - números 0 e 1

O Homem-Aranha, só foi surgir no Brasil nas Hqs em agosto de 1968 (quase um ano depois), nas páginas de Álbum Gigante do Thor #11 (pág. 26), na capa ele era chamado simplesmente de “O Aranha”, sua série de desenhos animados era bem melhor produzida (animada) do que os outros anteriores, seu desenho começou a passar na TV (em SP na Rede Bandeirantes) só em 1969. Vejam abaixo:
Álbum Gigante do Thor #11, a primeira aparição do Homem-Aranha nas Hqs no Brasil:



O primeiro desenho animado do Homem-Aranha:



Foram distribuídos também nos postos Shell para quem abastecia nos mesmos, adesivos plásticos promocionais com ilustrações dos Super-Heróis para colar em vidro com 10cm de altura por 10cm de comprimento. Havia adesivos do Príncipe Submarino, Incrível Hulk, Poderoso Thor, Homem de Ferro, do Capitão América e de todos os heróis juntos (vejam abaixo):




A Ebal aproveitou o sucesso para também colocar no mercado, produtos ligados aos Super-Heróis como revistas para colorir, veja a edição número 1 publicada em 1967:



Curiosidade: Anteriormente à mesma, já havia uma coleção para colorir com Super-Heróis da DC, Super Homem lançado em 1965 e Batman e Robin em 1966, veja os mesmos abaixo:



Cartões de Identidades dos Heróis-Almanaques Ebal 1971!

No ano de 1971, os almanaques em quadrinhos da editora Ebal traziam em seu interior como brinde os “Cartões de Identidades dos Heróis”.
Eram cartões de identidade dos Heróis da EBAL, pois na época não existiam “Heróis Marvel”, “Heróis DC”, etc, eram todos simplesmente “Heróis da EBAL”, vinham encartados nos almanaques de 1971 da editora.
Cada cartão trazia no seu verso os dados históricos dos personagens, é claro havia alguns erros nesses dados, pois na época não era comum haver disponíveis dados completos dos personagens.
Também nos dias de hoje esses cartões não são nada fáceis de se conseguir, pois mesmo uma grande parte dos Almanaques que hoje ainda podem ser encontrados em sebos e sites de leilões acabam por vir sem esses cartões, mesmo que estejam em ótimo estado de conservação.
O resgate desses brindes históricos, que fizeram a alegria da garotada dos anos 70, só foi possível graças à boa vontade e generosidade de Lenimar N. Andrade (heróico colecionador/pesquisador incansável!), que disponibilizou sua coleção pessoal completa para download, parabéns para ele.
A relação das revistas que traziam os cartões é a seguinte:
-Almanaque Reis do Faroeste: Tarzan, Cheyenne, Judoka e Senhor Fantástico.
-Almanaque O Homem-Aranha: O Coisa, Dianinha (Moça Maravilha), Ricardito e Tocha Humana.
-Almanaque Superboy: Fantomas, Aqualad, Kid Flash e Flash.
-Almanaque Batman: Aquaman, Míriam Lane (Louis Lane), Robin e Matt Dillon.
-Almanaque Superman: Zorro (Cavaleiro Solitário), Tonto, Hulk e Super-Homem.
-Almanaque Zorro: Homem-Aranha, Thor, Demolidor e Arqueiro Verde.
-Almanaque Tarzan: Supermoça, Moça Invisível, Homem de Ferro e Jimmy Olsen.
-Almanaque Invictus: Namor, Batman, Capitão América e Brett Mac Donald.

Vejam os Almanaques abaixo:

Vejam abaixo os Cartões de Identidades dos Heróis:

Miniaturas de Batmóveis nos postos Shell


Em novembro de 2012, a rede de postos de gasolina Shell no Brasil, através de sua licenciadora Raízen, em parceria Warner Bros. Consumer Products e a agência The Marketing Store deram início à promoção Shell V-Power Batman Batmobile Collection, levando aos seus clientes quatro miniaturas colecionáveis do Batmóvel, incluindo quatro dos modelos mais famosos na história do Homem-Morcego.
Todos os modelos movidos à fricção no sistema pullback (puxando para trás e soltando para se movimentar), e com mecanismos de ação específicos para cada um.
Os modelos são:


1-Batmóvel Clássico da década de 1960: Modelo criado por George Barris, customizado em um Ford Lincoln Futura para a série de TV de 1966 estrelada por Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin). O mecanismo de ação desse modelo consiste em acender o giroflex da sirene.


2-Batmóvel 1992: Derivado do filme Batman-O Retorno de 1992, dirigido por Tim Burton comandando Michael Keaton no papel do Homem-Morcego pela segunda vez. O mecanismo de ação desse modelo consiste em soltar as partes laterais se convertendo no veículo chamado Bat-Míssil.


3-Batmóvel 1995: Modelo criado para o filme Batman-Eternamente (Batman Forever), dirigido por Joel Schumacher, com Val Kilmer como Batman. O mecanismo de ação desse modelo consiste em acender luzes internas do chassi.


4-Batmóvel 2008: A versão mais contemporânea, também chamado de Batmóvel "Tumbler", derivado do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight) de 2008, dirigido por Christopher Nolan, com Christian Bale no papel de Batman. O mecanismo de ação desse modelo consiste na parte de cima do chassi "saltar".


Na promoção o cliente leva um dos modelos ao abaster 25 litros do combustível aditivado V-Power da Shell, ou comprando por R$ 14,90 cada um.
Produzidos em plástico na escala próxima de 1:32, foram desenvolvidos pela The Marketing Store Woldwide CP Ltda.


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro