41- Ping Pong


Super-Heróis no Chicle de Bola Ping-Pong

Colocar figurinhas em doces e guloseimas, para promover um produto, já é uma prática bem antiga, em 1979 um dos mais populares chicletes produzidos e comercializados no Brasil até hoje, o Chicle de Bola Ping-Pong, trazia sua coleção de figurinhas de super-heróis, demoninada Super-Heróis Ping-Pong, com 36 figurinhas diferentes!

O grande diferencial dessa coleção é que a mesma se apresentava na forma de um “crossover” de personagens da Marvel e da DC, embora com os “licenciamentos” devidamente separados, apenas Super Homem, Batman, Robin e Mulher Maravilha da DC estavam na coleção, e o restante da coleção era composta pelos principais personagens Marvel e vários outros personagem secundários também da Marvel.

Para muitas crianças da época os personagens eram apresentados simplesmente como “Super-Heróis”, não havia a diferenciação de editoras distintas, bem como universos distintos nos quadrinhos.

Outra curiosidade, é que muitas figurinhas apresentavam personagens que não haviam surgido nos quadrinhos publicados no Brasil até aquele momento, era o primeiro contato de muitos leitores (e futuros leitores) de quadrinhos, com personagens que hoje são ícones consagrados de suas respectivas editoras!

Na propaganda abaixo, é possível constatar a imagem “crossover” de um Super-Herói da DC com um da Marvel vista no Super-Homem e Capitão América abraçados como velhos amigos companheiros de batalha:

A coleção:

1- Capitão América


2- Homem de Ferro

3- Falcão


4- Senhor Fantástico

5- Hulk

6- Miss Marvel

7- Surfista de Prata (Surfista Prateado)

8- Fantasma Voador (Motoqueiro Fantasma)

9- O Coisa

10- Visão

11- Capitão Marvel


12- Homem-Aranha

13- Duende Verde

14- Namor, O Príncipe Submarino

15- Thor

16- Tocha Humana

17- Pantera Negra

18- Walkiria


19- Doutor Octopus

20- Doutor Estranho

21- Ikaris

22- Escorpião

23- Pássaro da Galaxia

24- Viuva Negra

25- Demolidor


26- Nova

27- Volverine (Wolverine)

28- Dragão da Lua

29- Tubarão Assassino

30- Loki

31- Feiticeira Escarlate

32- Guardião da Galáxia (Charlie 27)

33- Super Homem

34- Mulher Maravilha

35- Batman


36- Robin

Agradecimentos mais uma vez ao Professor Lenimar N. Andrade pelas imagens das figurinhas e informações!

Abaixo a capa do álbum das figurinhas "Ping-Pong" e o "Diploma de Super-Herói" que a garotada ganhava com o álbum:


Já na década de 80, foi lançada uma ediçao especial das figurinhas em formato 9 X 6,5cm pela editora Olimpus Fan Boy, alguns personagens foram incluidos e outros como numeracao diferente da original. Veja alguns deles abaixo:


Em 2002 o chicle de bola Ping-Pong Ploc, fusão das marcas Ping-Pong e Ploc, concorrentes da década de 80, lançou uma coleção de figurinhas do filme Homem-Aranha, primeiro filme da franquia cinematográfica do herói aracnídeo, as figurinhas traziam ilustrações e imagens do filme, nesse caso não houve a distribuição de um álbum para as mesmas, vejam algumas abaixo:


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro