31- Gulliver (Portugal)


Os Super-Heróis Gulliver em Portugal


No ano de 1981, a Gulliver ainda mantinha em produção as figuras e veículos da 4ª fase ou série, porém essa produção vinha de outro continente... Se você pensou Ásia... China... É um equívoco, pois as peças vendidas no Brasil nessa época vinham da Europa, mais precisamente de nosso conhecido país irmão, Portugal. Isso ocorreu graças a uma parceria da Gulliver com uma empresa portuguesa, que passou a fabricar as figuras por oferecer um custo de produção melhor do que a Gulliver tinham com as peças no Brasil. As figuras eram fabricadas em Portugal e pintadas no Brasil pela Gulliver.

Isso possibilitou que ambas as coleções, tanto Marvel como DC, também fossem lançadas em terras lusitanas por essa empresa parceira da Gulliver, mas com algumas características diferentes.

As figuras dos personagens DC apresentavam basicamente as mesmas características que as distribuídas e comercializadas no Brasil. Mas tanto os olhos como também a cor da pele eram pintados, a cor primária do vinil/PVC (material com o qual essas figuras eram feitas) não ficava expostas como em “nossas” figuras, essa era uma característica da qualidade dos "portugueses", elas eram totalmente pintadas, e com uma qualidade bem superior as figuras brasileiras.

Ainda traziam todas as inscrições de direitos autorais (copyright) regularizados, também seguindo as características originais, mas com pequenas diferenças nas cores.

Já as figuras dos personagens da Marvel, além de apresentarem-se com uma pintura com cores bem diferentes, muitas com erros em comparação às cores originais dos personagens. Fato que descaracterizava os mesmos talvez propositalmente, pois talvez tenham sido copiados dos moldes da Gulliver e reproduzidos em Portugal de forma "não oficial", pois além de não terem o logotipo da Gulliver na parte de baixo das bases, também não havia a marca de licenciamento da Marvel da parte da frontal das mesmas.

Mas, o mais surpreendente e curioso, é que foram produzidas duas figuras totalmente inéditas e exclusivas do Homem-Aranha com poses bem diferentes e originais, exclusivas dessa empresa portuguesa.

A princípio foram 12 figuras da Marvel, incluindo duas versões novas do Homem-Aranha, veja:
   

Depois foram ampliadas para as 20 figuras (10 da DC e 10 da Marvel), sendo que as duas versões do Homem Aranha excluídas da coleção, vejam:
 

 
Abaixo as figuras DC de Portugal (da esq. para a dir.) - Batman, Robin, Batgirl, Coringa e Pingüim. Super Homem, Shazan, Mulher Maravilha, Gavião Negro e Aquaman:
 
Foto: 1/32 Scale World Headquarters
 
Abaixo as figuras Marvel de Portugal - Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor e Surfista Prateado. Visão, Duende Verde, Homem Aranha, Namor e Falcão.

 
Curiosamente embora estivessem ligadas à um álbum de figurinhas, o mesmo não apresentava vínculo algum com os Super-Heróis, tratava-se de um álbum com personagens da Disney e os animais nos quais foram inspirados e suas características, algo que hoje parece quase um presságio de décadas atrás, como uma referência da compra da Marvel pela Disney tantos anos depois, mas provavelmente tratava-se de mais uma artimanha dessa empresa portuguesa para evitar problemas com questões de licenciamentos dos personagens Marvel. Abaixo, o álbum, o pacotinho e as figurinhas:

 



 
Mas as maiores novidades da coleção portuguesa mesmo eram as duas figuras inéditas e exclusivas do Homem Aranha.
Uma delas apresentava uma base redonda, diferente das bases ovais/retangulares de todas demais figuras, além de ter apenas um dos pés preso à base e um pedaço de teia na mão direita simulando estar pendurado. Outros detalhes nessa figura eram um cinto e um bracelete também na mão direita ambos pintados na cor prata, esses detalhes provavelmente são inspirados nas características do herói em sua série para TV dos anos 70, na qual o personagem se apresentava com tais acessórios, o lançador de teias por fora da luva e um cinto com os cartuchos de recarga das teias também na parte externa de seu uniforme. Vejam abaixo:

 



A outra figura apresentava basicamente as mesmas características, a diferença mesmo era a pose da figura, essa já com os dois pés presos a base, e a base oval/retangular tradicional de toda coleção. Vejam abaixo:
 



Abaixo todas as figuras do Homem Aranha de Portugal:
 

 
Foram vendidas também figuras de plástico rígido da cor original do plástico e as figuras para veículos. Veja algumas delas abaixo:
 















 







 








 

Agradecimentos a Carlos Vockett (do Uruguai) pelas fotos e informação.
 
Agradecimentos tambem a Robson Bento pelas fotos.

Curiosidade 1: Os moldes de algumas figuras da Marvel feitas em Portugal também eram diferentes das usadas no Brasil. Veja maiores detalhes em "Comparações"!
 
Ultima atualização 24/09/2015.
Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro